sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Dietas



Gosto de ver tevê. Especialmente alguns programas e seriados dos canais pagos. Não tenho muita paciência para os programas da rede aberta, porque, para mim, fazem valer a antiga máxima de que a televisão emburrece. Com exceção dos telejornais e uma ou outra novelinha global (especialmente se for do Gilberto Braga), ou minisséries mais apuradas (Som & Fúria, por exemplo, foi ótima), acho tudo chato e nada é capaz de me prender por mais de 20 minutos. Nos canais pagos, a conversa é outra. Documentários, filmes (mesmo algumas reprises), jornalísticos, e, principalmente, os seriados (Brothers & Sisters, the Office, The Tudors, Mad Man) são capazes de me segurar no sofá por horas.
Mas, nem mesmo os canais fechados fogem de coisas irritantes, pelo menos para mim. Aqueles programas dedicados à saúde, nos quais médicos, nutricionistas e especialistas dão aquelas entrevistas "preciosas"dizendo o quanto comemos porcaria e o quanto deveríamos nos dedicar a uma alimentação mais "saudável"(e sem graça), enumerando item por item o que pode nos matar e o que pode nos assegurar uns 5 anos a mais no fim da vida. Ora bolas. Tudo isso a gente sabe. E, depois, já somos pessoas vivendo no limite e cheias de culpa, reduzindo ao máximo nossos prazeres à mesa, tudo isso para conseguirmos chegar a uma certa idade sem tantos problemas de câncer, pressão alta, obesidade, diabetes, osteoporose.
Será que eu gostaria de ter aqueles 5 anos a mais depois dos 80 (sim, porque aos 80 as pessoas chegam fácil hoje em dia) só comendo granola, tofu e bolinho de soja?
Um especialista em digestão e adepto da dieta higienista, aquela que combina alimentos saudáveis - e crus - para o bom funcionamento do organismo, deu uma entrevista um dia desses na GNT. Confesso, apesar do radicalismo do entrevistado, achei que poderia assistir a tudo sem ficar irritada. Por exemplo, ele falou sobre a postura das pessoas ao comer. Nunca devemos fazer as refeições de pé e sim sentados, para que o estômago descanse. Tudo bem. Enumerou cinco alimentos indispensáveis na alimentação saudável dos brasileiros: banana, tomate, alface (escura), feijão e aipim (mandioca). Ótimo, temos tudo isso aqui. E, como não podia deixar de ser, relatou os cinco proibidos para todos: vinagre, açúcar, sal, carne vermelha e café. Sim, tudo o que a gente gosta. Até mesmo daquele prazer inigualável do cafezinho após o almoço eles estão se apropriando. Pensei que os médicos já tinham tirado o café do limbo, assim como fizeram com o ovo. É por isso que essas dietas acabam caindo no descrédito e deixando a gente bem furiosa.

Nenhum comentário: