sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O Segredo de Teus Olhos


O novo filme argentino de J.J. Campanella, "O segredo de teus olhos", pode ser que não ganhe o Oscar de melhor filme estrangeiro porque o "Fita Branca", do Michael Haneke, está muito cotado. Dos concorrentes a essa categoria só vi o argentino. E adorei.
Eles continuam fazendo filmes muito bons, ancorados em ótimos diálogos, atores expressivos (Ricardo Darín é um caso à parte), direção precisa e fotografia belíssima. Neste caso, até a maquiagem usada para destacar o envelhecimento dos personagens está perfeita, coisa não muito fácil no cinema. Especialmente quando a câmera é pródiga nos planos fechados e closes.
Fico me perguntando sempre: por que a gente não consegue esse resultado nas nossas telas? Sei que é um clichê falar isso, já que todos que saem da sessão fazem o mesmo questionamento.
Por que os argentinos conseguem retratar o seu cotidiano, a sua classe média, os seus problemas, o seu legado (ditadura, crises) de forma tão poética e envolvente? Mesmo que o roteiro emule alguns recursos já filmados pelo mesmo diretor (misturar passado com presente, evocar a ditadura), tudo parece novo. Até um romance, enredado entre idas e vindas, passado e presente, com direito a uma longa cena de despedida na estação de trem, Campanella faz bem e sem cair na pieguice.
Eu gosto e tenho carinho pelo cinema brasileiro. Mas nas nossas telas (com raras exceções) a estética pesada da violência e das drogas é uma obsessão. Queria tanto ver um cinema brasileiro tão bom (e realista) quanto o da Argentina, país que também tem violência, drogas, pobreza, (teve) ditadura e uma imensa classe média. E, para nos humilhar ainda mais, Campanella reúne em "O Segredo.." o suspense de um thriller policial, comédia e romance, Ai que inveja!

p.s. Dois filmes brasileiros dos quais gostei muito por terem fugido do tema favela/violência foram À Deriva, de Heitor Dhalia, e É Proibido Fumar, de Anna Muylaert.

5 comentários:

Кирилл Евлогин disse...

Camarada Barbara! Aqui, 1 metro de neve, o inverno é o quinto mês, eu não vi o sol por muitos dias. Munições está em execução. Mas em algum lugar após o fluxo dos rios Amazonas e mostrar o filme argentino ... (P. S.: revisão interessante). Rogai por nós, se você acreditar. Rot Front!

Barbara disse...

What??

Кирилл Евлогин disse...

Isso é uma piada. Estou farto de inverno, eu seria virtualmente em um país quente. Mas a sério, devemos ver este filme. Eu li um comentário russo, também. Pela maneira, a impressão de que os brasileiros não gostam muito dos argentinos, ou que eu acho? Qual foi a pergunta? História?

Barbara disse...

Eu adorei o filme argentino e quando você puder, e onde estiver, se em Riga ou outro lugar, vá assistir. É uma trama policial bem feita.(desculpe minha ignorância em tentar decifrar seu nome em russo). Os brasileiros fazem muita piada sobre os argentinos, mas acho que, no fundo, nós temos é inveja deles ;-)
obrigada pela visita

Кирилл Евлогин disse...

Assista a este filme. Obrigado pela sua resposta!