quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Para quem gosta de teatro

Estavam todos os amigos (e os críticos) falando do espetáculo A Pane, ali no Sesc Anchieta, uma adaptação do advogado criminalista Nilo Batista para o conto do suíço Friedrich Dürrenmatt - o mesmo de A Visita da Velha Senhora, o que já me dava garantias de ser algo realmente interessante. Pensei que, por ser carnaval, o teatro estaria meio vazio e nem me preocupei em comprar os bilhetes com antecedência. Doce ilusão. Afinal estava em São Paulo e é nesse tipo de feriado que as pessoas aproveitam para ir ao teatro, ao cinema, a museus. Consegui dois lugares na fila N, e ainda nas laterais, porque as cadeiras centrais estavam todas ocupadas. Mas foi tranqüilo. Teatro lotado (320 lugares) em pleno carnaval. Talvez porque o espetáculo só esteja em cartaz aos sábados e domingo e em curta temporada. De 12 de janeiro até o próximo domingo, dia 10. Quem não viu precisa correr. Nele, farsa e tragédia andam juntas e durante um banquete (servido ali mesmo, no palco) um dos personagens é feito réu em um julgamento de "brincadeirinha", promovido por um juiz, um advogado de defesa, um promotor e um algoz, todos aposentados e querendo se divertir um poucos às custas do pobre visitante. O texto é um primor e evoca a decadência moral do ser humano.

Meu amigo André Fusko, ator e produtor, também está se aventurando nas letras e na direção. Depois de Os Solidores, sua estréia como autor no ano passado, ele está com um novo trabalho no Teatro Imprensa (espaço Vitrine): Sinceramante - Ou a trágica História de um Dono da Verdade. Um exercício tragicômico de Fusko sobre as agruras sofridas pelas pessoas sinceras demais e até que ponto isso interfere nas relações pessoais e profissionais. O resultado é bem redondo e dá para dar boas risadas das situações ridículas criadas pelo ser humano sincero. Parabéns ao querido Fusko e aos também ótimos Patrícia Vilella (minha conterrânea gaúcha) e Marcelo Diaz. (Paguei o mico de dizer que não conhecia o Marcelo Diaz! que tonta que sou!).
Acho que quem estiver lendo esse blog e, por acaso, estiver em São Paulo, DEVE ver Sinceramante. Sinceramente.

Um comentário:

Sônia Guimarães disse...

Se eu tivesse passado aqui antes da peça sair de cartaz, hein? hahaha.. Afinal, sou vizinha do Sesc Anchieta... VC TB, hein??? Next time, call me!!