sábado, 15 de novembro de 2008

Allen em Barcelona

Um passeio turístico e romântico por Barcelona e Oviedo no verão, regado a muito vinho, imagens de Gaudí, ótimos diálogos, um pouco de sexo, humor e atores talentosos (e lindos) como Javier Bardem e Penélope Cruz, foi a fórmula apresentada por Woody Allen em Vicky Cristina Barcelona. É mais um de seus filmes rodados na Europa - apaixonada pelo diretor - resgatando um pouco do frescor de seus filmes mais antigos. O roteiro parece meio bobo, meio clichê, envolvendo triângulos amorosos e situações em que o caliente sangue espanhol e a paixão latina dão de dez no convencional e entendiante american way of life (or marriage). Tudo de propósito, claro. Allen não é bobo. E, o mais engraçado, é que quase tudo (ou tudo) que acontece ali não é fruto só de mera ficção ou fantasia. A loucura e o ciúmes da personagem de Penélope Cruz, ex mulher do belo Juan Antonio (Bardem); a proposta dele às duas americanas (de levá-las para a cama depois de um passeio romântico por Oviedo), ou o modo que duas mulheres apaixonadas pelo mesmo homem encontraram para viver essa paixão a três. Isso existe mesmo, e se for levado à tela com humor e umas pinceladas de tragédia, com atores talentosos, dirigido por um mestre, numa cidade linda, fica melhor ainda.

2 comentários:

Sônia Guimarães disse...

Achei muito divertido o filme do Woody Allen. Atores talentosos... e lindos demais, né? De suar a camisa... hahahah. E aí, vamos a um teatro no findi?? bjoca!!!

Barbara disse...

querida, eu viajo para POA neste findi e devo voltar no dia 13/12. Vou ver Rainhas nessa data, sera q vc consegue comprar? eu ja comprei o meu. tá meio lotado!! beijocas