segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Recomeço

As casas desabaram e foram soterradas, as ruas e avenidas sumiram do mapa. Supermercados alagados. As escolas que conseguiram ficar de pé estão lotadas de familias desoladas e que perderam tudo, familiares e amigos, o lar, os móveis e roupas, o emprego, seus animais, a própria cidade. Santa Catarina não sabe quanto tempo levará para se recuperar.
Vejo agora que seu João, uma dessas pessoas a quem não restou quase nada na vida, manteve o seu emprego. Ele retomou sua atividade de cuidar do jardim da escola onde trabalha, nem que seja só para remover parte do barro que toma conta do pátio. Flores? Nem pensar. Seu João precisa fazer "alguma coisa", para não pensar nas perdas. Pegar a pá e fazer de conta que está cuidando do jardim.
Foi uma primavera negra para os moradores de Santa Catarina. A estação das flores não teve a chance de mostrar seu esplendor e nem de sobreviver neste ano porque choveu três meses (quase sem parar) na região do leste e em parte do oeste catarinense. Então, seu João vai retomando aos poucos a sua vidinha como jardineiro. Senão vai enlouquecer. Como muitas pessoas que estão à espera de que "alguma coisa" boa aconteça a elas. Seu João perdeu quase tudo sim (a casa, os móveis, familiares), mas se consola ao dizer que, pelo menos, lhe restaram o trabalho, o gato e o cachorro. E com isso, ele terá forças para recomeçar.

É emocionante a solidariedade dos brasileiros com os desabrigados catarinenses. Não me lembro de ter visto tanta gente se movimentando para uma causa tão justa. Simplesmente maravilhoso.

Nenhum comentário: