sexta-feira, 20 de março de 2009

Simples assim

Hoje, 20 de março de 2009. Estou há seis meses e 20 dias em Sáo Paulo em busca de um apartamento, que ainda não consegui encontrar. Moro num flat. Sem meus preciosos livros, sem meus discos, sem minha cozinha, minha cama e meu armário. Básico. Eu sei que a gente não precisa de muito para viver. Sou a prova disso há sete meses. E é graças ao despojamento que me impus há algum tempo (de uns anos para cá) é que tenho conseguido sobreviver sem maiores lamentações, crises ou arrependimento. No máximo um palavrão, quando o barulho da área de serviço do Hotel Renaissance me acorda às 6h da manhã, com seu ir e vir de garrafas, tonéis de lixo e gente limpando janelas, ou quando o vizinho do quarto ao lado abre o chuveiro durante 25 minutos e um barulho semelhante a uma sirene explode diretamente no meu ouvido.
Entendo que o mundo mudou e as pessoas também precisam mudar para se adaptar a uma vida nova, mais simples, limitando seu consumismo desvairado e abrindo mão de grandes espaços que fazem falta a famílias grandes e não a uma pessoa que mora sozinha. Não só porque estamos em crise, mas porque a simplicidade é a porta aberta para valorizarmos o que realmente importa: o caráter das pessoas, as amizades sinceras, a família, as artes ( e uma viagenzinha de vez em quando, porque ninguém é de ferro). Coisas são coisas, nada mais do que isso, sem vida e por isso sem importância.
Mas confesso que espero poder sair daqui algum dia, em breve, se possível, para que eu e meu despojamento tenhamos mais espaço para conviver.

2 comentários:

Sônia Guimarães disse...

Então estou super afinada com esse conceito de vida "mais simples", há muito tive que abrir mão de grandes espaços.

Querida, não dava mesmo pra encontrar ninguém no Radiohead. Bjs.

Anônimo disse...

adorei o post, querida. torço para que você e seu despojamento possam em breve conviver harmoniosamente num cantinho só seu... ooops... e dele também, é claro... rs... beijocas mil, Erika