segunda-feira, 20 de julho de 2009

Até breve Istambul







Saudades de Istambul, de seus aromas, sabores, cores e ruídos. De sua tradição e modernidade. De seus dois mares, o Negro e o Mármara; do lado ocidental e europeu sendo levado para a outra margem oriental por barcos e pontes. Do estreito de Bósforo e do Chifre de Ouro; Cidade de Bizâncio e Constantinopla; de capital do Império Romano ao Otomano. Das suas mesquitas, igrejas, templos e sinagogas. Dos palácios do sultanato aos hamamis (banhos turcos); dos tapetes coloridos aos Bysmillas (símbolo de proteção e sorte); dos kebabs de carneiro aos doces Baklava de pistache e amêndoas; do forte café turco ao chá de romã; da alegria dos homens de narguilé às lindas e tímidas mulheres vestindo véus; dos modernos tramways de superfície aos nostálgicos bondes vermelhos. Da Mesquita Azul à Basílica de Hagia Sofia. Do Grande Bazar de jóias, tapetes, panos e artesanato ao mercado egípcio de especiarias sem fim. Istambul de ruas estreitas e antigas, com suas casinhas otomanas de madeira, às avenidas amplas e modernas do bairro Taksim. Dos palácios do sultanato, de suas colinas arborizadas e de seus terraços com vista para o Mármara. Sağol Istambul, Görüşürüz (Obrigada e até breve).

4 comentários:

Anônimo disse...

é bom saber que minha linda irmã conheceu a tão famosa Santa Sofia, a qual eu falo com propriedade para os meus alunos de História da arquitetura. Bom saber maninha que também saboreastes frutinhas apetitosas e que te alimentastes bem desta vez. Fiquei com água na boca. Valeu pelos chas, o de romã é fantástico. bjs

Barbara disse...

eu sabia que vc ia gostar dos chás!! E acho que iria amar Istambul tbém. quem sabe não volto lá contigo para ter uma aula de arquitetura? beijao

fran disse...

Definitivamente, sua descrição é de dar água na boca. não fecho a hora de pisar lá. bjos,

Barbara disse...

vai adorar Fran! bj