sexta-feira, 4 de junho de 2010

Guzik

Notícias do Alberto Guzik, nosso querido amigo, jornalista, ator, dramaturgo, escritor, que está no hospital há quase quatro meses. O relato abaixo é de Ivam Cabral, outro querido nosso.






foto: Laerte Késsimos

"Como já contei por aqui, no dia 16/02, o Alberto Guzik se submeteu a uma cirurgia de gastrectomia total (retirada total do estômago) com linfadenectomia expandida (retirada dos gânglios). Este procedimento, segundo nos explicou seu médico, obriga uma manipulação do pâncreas - para a retirada dos gânglios -, que começou a desenvolver pancreatite aguda - complicação comum neste tipo de cirurgia.

Durante sua recuperação, também apresentou "deiscência da sutura do esôfago com o intestino" - o grampeamento do esôfago com o intestino não cicatrizou - o que determinou uma saída de líquido intestinal pelo dreno; e sua pancreatite, aguda grave, iniciou um processo de necrose em algumas áreas. Como se não bastasse, Alberto também contraiu pneumonia e em seguida uma bactéria. Passou, então, por um terrível processo de recuperação.

Nos últimos dias, no entanto, Alberto estava sereno. Em nenhum momento reclamou de coisa alguma. Queria a recuperação para poder voltar ao trabalho, aos amigos, aos livros. Telefonei-lhe de Paris, na sexta, para dizer que o amava e que estaria ao seu lado quando voltasse da cirurgia.

Porque ontem, no momento em que a pancreatite, pneumonia e bactéria estavam sob controle, Alberto passou por mais um procedimento ainda para tentar solucionar a cirurgia de gastrectomia que não havia sido completada. Agora se recupera na UTI e seu quadro é estável, inspirando muitos cuidados.

E no dia 9 de junho Alberto faz aniversário..."

Guzik, querido, estamos todos concentrados na sua recuperação.

Nenhum comentário: