quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Era digital

Cena 1
Um bando de gente - homens e mulheres jovens, na faixa dos 25 aos 35, cheios de vitalidade, com crachás inteligentes pendurados no pescoço e vestidos de forma informal, - aguarda na frente de uma larga porta fechada de um teatro que se abrirá exatamente às 14h. Faltam cinco minutos e o porteiro, do tamanho de um armário, não deixa ninguém passar. A ansiedade vai tomando conta das pessoas, o burburinho cresce. Penso que uma expectativa semelhante poderia se esperar de um show da Madonna, embora não fosse entretenimento o que nos aguardava atrás daquela porta. Às 14h10, finalmente, o porteiro abre o recinto e começa a ler os crachás com seu coletor de dados infrared. Um público impaciente se joga nas cadeiras, aliviado.
Cena 2
O teatro é o auditório do Centro de Convenções do World Trade Center, lá na marginal Pinheiros, em São Paulo. As pessoas que aguardam o "show" para dali a alguns minutos são gerentes de TI, marqueteiros digitais, criadores de conteúdos móveis, desenvolvedores de sites para a Web, jornalistas especializados em tecnologia. Uma nova geração. Estavam ali para ver e ouvir um alto executivo do Yahoo! fazer suas previsões sobre os rumos da Web 2.0 na tela móvel. De repente, noto um movimento único e curioso, e perfeitamente apropriado para o tema em questão. As pessoas ligam seus laptops, seus ultra portáteis , seus smartphones e celulares bacanas e começam a checar e-mails, acessar a internet, escrever no blog, mandar SMS, entrar em programinhas de chats, checar planilhas.
O palestrante ilustre sobe ao palco para começar a palestra e é aplaudido. Mas, essas mesmas pessoas que recebem o convidado não desgrudam os olhos de suas telas iluminadas na escuridão e, sem a menor cerimônia, continuam suas tarefas iniciadas minutos atrás.
E eu me pergunto: aquela ansiedade demonstrada antes da abertura das portas do teatro/auditório seria mesmo para ver o executivo do Yahoo? Ou era uma simples demonstração da angústia da nova era, a de não conseguirmos abrir mão de algumas horas do nosso precioso tempo para desfrutar o momento, sem precisarmos ficar checando e-mails, entrando em redes de relacionamento virtual, conectando pessoas do outro lado da linha, mandando SMS para o colega de trabalho, lendo as notícias, acessando sites favoritos. Será que não podemos simplesmente parar e ouvir?
Ai que preguiça!

2 comentários:

Anônimo disse...

partilho total da tua preguiça. saudade. o que é TI. bjs guza

Barbara disse...

Tecnoogia da Informaçao, Guza, o que era Informática antes...beijos