segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Il Divo

"Il Divo" é um dos inúmeros apelidos conhecidos do ex-primeiro-ministro italiano Giulio Andreotti, líder dos democratas-cristãos e que governou a Itália por três mandatos (de 1972 a 1992). O filme com o mesmo nome, dirigido por Paolo Sorrentino, é puro cinema e um dos destaques da Mostra Internacional de São Paulo. Difícil encontrar uma obra de arte no meio de 400 títulos nacionais e internacionais competindo em horários e salas diferentes durante 15 dias. Uma maratona que cansa, estressa e que, neste ano, não me envolveu muito. Cheguei na sala 1 do Artepelxe atrasada (mais de 10 minutos), fui obrigada a sentar na primeira fila porque o cinema estava lotado e os frequentadores da Mostra nao têm muita paciência com quem chega atrasado, comendo e fazendo barulho (eu só estava atrasada). Não levava muita fé num filme autobiográfico de um político democrata-cristão, que dormia como se estivesse espichado dentro de um caixão (morto), jamais esboçava sorrisos, estava sempre com as mãos cruzadas na frente ou nas costas, falava pouco, rezava antes de jantar, mantinha laços de amizade com bispos, padres e até com o papa e se irritava (do seu jeito, só com um tique com as mãos) quando o interlocutor falava coisas banais ou pouco inteligentes. Um sujeito difícil, de poucas palavras. Uma pessoa soturna, impregnada daquela solidão que só o poder presenteia, e ainda com suspeitas de ter tido envolvimento com a máfia italiana (essa é a razão da cinebiografia).
E Sorrentino conseguiu, com esse tema e personagem central, fazer um belíssimo filme, em que ator (Toni Servillo, fantástico), direção, roteiro e música (e que trilha!) casam perfeitamente formando um conjunto harmonioso da sétima arte!

------

Na fila para assistir Palermo Shooting, de Wim Wenders (com direito a um bate-papo com ele no final da sessão), pude ouvir essa pérola:
- Você acha que o Carlos virá?
- Que Carlos? o cinéfilo?
- Sim.
- O Carlos não vê nada da Mostra. Ele acha tudo muito burgues.

Me mate logo, como dizia uma amigo meu baiano....!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Babi;

Acho que você devia mudar tua pauta.
Para de escrever artigos de tecnologia e vira crítica de cinema. Voce devia escrever a coluna de cinema do JB ou da Folha.

Sem menosprezar o Rubens, você dá de 10 a zero nele.

Beijos

Barbara disse...

que é isso Lorenzo?!! sou só uma curiosa. Em todo o caso, obrigada!
beijos