domingo, 5 de outubro de 2008

Riqueza

Sempre fui fã de Warren Buffet. O bilionário avaliado em 50 bilhões de dólares, com grande criatividade para ganhar dinheiro e aplicá-lo, mas sem deixar de ser generoso na hora de distribuir essa riqueza. Na coluna de Élio Gaspari de hoje, na Folha, fiquei sabendo mais um pouco sobre esse ricaço simpático, com a cara de meu avô (que pena que não é!), que já doou US$ 40 billhões para organizações filantrópicas. Além de ser um dos executivos com menores salários anuais entre os CEOs das 200 maiores empresas americanas e viver de forma simples numa cidadezinha do interior de Nebraska, o que chama a atenção em Buffet, esse homem de hábitos comuns e nada excêntricos, são as apostas quase "banais"feitas por ele para manter sua fortuna. Ele investe em itens que o ser humano não abre mão, mesmo em época de crise. Dois deles: Comida e lâminas de barbear.
As crianças africanas - beneficiárias de boa parte de sua fortuna, junto com a de Bill Gates - agradecem. Talvez a humanidade ainda tenha salvação. É bom ter gente criativa para ganhar dinheiro. Melhor, ainda, se a criatividade for usada para distribuir essa riqueza.
A íntegra da coluna está em
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc0510200810.htm

3 comentários:

Anônimo disse...

Lembro quanto você me criticava muito por defender o "American way of life".

Os Americanos são assim. Só pensam em ganhar muito dinheiro, para depois poderem doar o que ganharam.

E pelo jeito, são eles que estão te provando que a humanidade tem solução.

Anônimo disse...

pois é, bá, mas ouvi falar hoje que está faturando alucinadamente com a crise, como bill gates, aliás. e daí não sei se tenho simpatia por isso. beijão e saudade. guza

Barbara disse...

gente, nao sou uma defensora do capitalismo selvagem e nem dos americanos, não. Vcs me conhecem. Só citei um exemplo de alguém um pouco mais digno no meio do lamaçal que o american way of life está colocando o mundo neste momento... bjs