terça-feira, 19 de junho de 2007

Programas

Ando muito sem tempo para escrever neste espaço ultimamente. Vejo que meus amigos aqui do lado - que são muito mais ocupados do que eu e fazem mil coisas ao mesmo tempo, blogam até duas ou três vezes por dia, ou várias vezes na semana. Que inveja dessas pessoas que organizam suas idéias e usam o tempo de forma perfeita, medindo-o milimetricamente para não deixar escapar os pensamentos e nem os leitores. Na verdade, trabalho muito, também, e de forma concentrada no período da tarde. Limito minhas horas na frente desta máquina, ela me cansa, me enerva, nos fins de semana eu nem ligo o computador que é para não ver minha caixa postal tão cheia de spams, trabalho, pautas, mensagens inúteis.
E foi por conta deste desleixo virtual do fim de semana que perdi o programa Direções, da TV Cultura, cujo episódio deste domingo era Encontro das Águas, do meu amigo Sérgio Roveri. Por razões que só acontecem no ciberespaço, o e-mail dele avisando do programa não chegou à minha caixa postal. Mas se eu tivesse entrado no blog do Roveri no sábado ou no domingo, teria conferido a informação, pois o Sérgio é um desses amigos que faz milhões de coisas, e ainda tem tempo de postar religiosamente no seu blog. Quando terei essa disciplina virginiana?
Já tinha visto o Encontro em São Paulo, na estréia, dirigida por Alberto Guzik, e no festival Em Cena, de Porto Alegre, em 2005, com José Roberto Jardim e o Pedro Henrique Moutinho, e adoraria ter visto essa outra montagem do Sérgio Ferrara - com o Marat Descartes e Luciano Schwab. Gosto muito desse texto e da paixão com que os personagens levam o drama sobre dois jovens que se encontram em uma ponte, um deles querendo saltar para o desconhecido e o outro tentando salvá-lo da idéia suicida.
O curioso é que perdi outro programa obrigatório ontem, segunda-feira, no Canal Brasil, por ter lido a Ilustrada só à noite, e bem tarde. É um hábito, quando não tenho tempo de ler todo o jornal, deixo pelo menos a Ilustrada para depois, pois sei que seu conteúdo pode ser degustado aos poucos e sem a aquela angústia do leitor ávido por notícias quentes. Ledo engano. Desta vez, por não ter dado uma rápida olhada na capa da Ilustrada, acabei perdendo o filme Carreiras, de Domingos de Oliveira, cuja estréia estava marcada para as 22h de segunda, na tevê! Fato inédito, a televisão ser a primeira a mostrar um filme que só vai chegar aos cinemas na sexta-feira próxima.
Ponto para a televisão. Zero para mim. Quando ela mostra alguma coisa interessante, eu perco!

Nenhum comentário: