terça-feira, 18 de setembro de 2007

Argentinos


Esta é uma cena de Comunidad, produção argentina baseada num conto de Franz Kafka, com dramaturgia e direção de Carolina Adamovsky, e um dos 70 espetáculos em cartaz durante o Porto Alegre Em Cena, que termina no dia 30. Gostei da montagem, um grupo de homens engravatados, murmurando coisas desconexas, e que, a certa altura, expulsa um deles da comunidade. O renegado faz de tudo para voltar, mas não consegue. O espetáculo faz parte da cena underground (será que ainda se usa essa expressão?) argentina. Aliás, neste ano, o Em Cena trouxe sete produções argentinas e outras cinco uruguais, mostrando uma afinidade cada vez maior dos gaúchos com o Cone Sul. Afinal, Porto Alegre está mais perto de Buenos Aires e de Montevidéo do que de São Paulo e Rio de Janeiro, e essa proximidade influencia muito a preferência dos gaúchos pela produção cultural dos portenhos e uruguaios.
Soube, por uma amiga, que o show do argentino Fito Paez - um roqueiro nascido em Rosário e que fez um relativo sucesso por aqui nos anos 80 - levou uma multidão ao seu show, em julho, no Theatro São Pedro, com ingressos esgotados com bastante antecedência. Minha amiga contou que havia uma fila enorme ocupando a Praça da Matriz, em frente ao teatro, numa noite fria de lascar, porque as pessoas mantinham a esperança de entrar, à espera de possíveis (eu diria, impossíveis) desistências de última hora de alguns fãs.
Talvez seja esta a razão pela qual os organizadores do festival de teatro invistam tanto nos espetáculos castelhanos do Cone Sul e cuja lotação é garantida. Aqui, pelo jeito, a rivalidade Brasil x Argentina fica limitada ao futebol. E os argentinos não mandam só frentes frias para cá...
Vou continuar falando do Em Cena depois, porque agora tenho de correr para o teatro!

Nenhum comentário: