sábado, 15 de setembro de 2007

Cansei! (de novo)

Eu não gosto de ocupar espaço neste blog falando de política. Especialmente essa politica miserável brasileira. Acho perda de tempo, chato. Já disse isso aqui. Mas, meus amigos ficaram tão desiludidos e irritados - para dizer o mínimo - com a absolvição de Renan Calheiros, na quarta-feira passada, que fiquei surpresa. Não me surpreendi com a raiva deles, claro, porque isso é natural diante do resultado promovido por aquele bando reunido no plenário, às escondidas e de forma covarde. Fiquei surpresa foi com a esperança acalentada por alguns amigos de que Renan seria cassado. Confesso, não tive nenhum pingo de ilusão sobre o que sairia dali daquele plenário.
Parei de ler sobre esse assunto há uns dois meses, mais ou menos. Deixei de me interessar quando percebi que tinha coisas mais importantes para ver no jornal, na tevê ou na internet, e não queria perder meu tempo me informando a respeito dos malabarismos do ilustre senador para permanecer no cargo, se seus bois estavam no pasto ou se as fotos de sua ex amante na Playboy foram retocadas. Em todo o caso, eu admiro meus amigos, pela fé mantida por eles de que alguma coisa mudasse. Admiro cada um que me enviou mensagem manifestando sua indignação, que escreveu no blog um post raivoso, que me ligou para dividir sua descrença no poder legislativo e executivo (o judiciário, bem, este meio que se salvou com a votação sobre o mensalão). Vejo que eles não perderam a capacidade de se indignar. Coisa que eu perdi, infelizmente, pelo menos com a política.
Quem me conhece, sabe, sempre fui uma pessoa um pouco revoltada, meu sangue fervia quando discutia algumas questões políticas, principalmente se elas envolviam o PT. Mas, já faz algum tempo, isso mudou. Hoje, o Congresso, ao mesmo tempo que me dá nojo, me é indiferente. O PT, prá mim, está morto e enterrado, por motivos óbvios. E o presidente, esse não passa de um papagaio falante. Uma pena eu ter perdido o entusiamos com algo que antes me fascinava tanto. Triste ver que a democracia de nosso País esteja nas mãos dessa gente. Mas, não perco mais o sono por isso. Quero, sim, voltar a ter capacidade de me indignar, como meus amigos. Talvez com outro governo, com outro congresso. Com esses daí eu cansei!

Nenhum comentário: