terça-feira, 22 de maio de 2007

Maravilhas

Começou a esquentar a campanha para eleger as sete novas maravilhas do mundo, com o Cristo Redentor integrando a lista como nosso representante. O Cristo concorre com outras 20 obras espalhadas pelo mundo cujos critérios para estarem ali abrangem desde a beleza estética e arquitetônica à engenharia grandiosa e valor histórico. Entre essas obras, a Estátua da Liberdade, a Grande Muralha, a Acrópole, o Coliseu, a Basílica de Santa Sofia (Istambul), a torre Eiffel, Machu Pichu (Peru), a Ópera de Sidney, Taj Mahal (Índia). A lista completa está no site http://www.new7wonders.com/

Desde que teve início, em 2000, foram feitas 77 indicações por gente do mundo todo. Os 21 monumentos arquitetônicos finalistas terão até junho para serem escolhidos pelo voto popular. O resultado final será divulgado no dia 7 de julho, em Lisboa. Será que é por ser uma data cabalística? 07.07.07. A iniciativa é da Fundação New 7 Wonders, da Suíça, e tem o apoio da Unesco.

Acho interessante essa campanha de proteção e divulgação dos patrimônios da humanidade, principalmente porque das 7 Maravilhas do Mundo, escolhidas há dois mil anos, apenas um conjunto arquitetônico ainda existe (ou está de pé), as pirâmides de Gizé, no Egito. Do resto, só temos referência através da literatura e moedas antigas.


Se os internautas tiverem interesse em votar no Cristo é só acessar http://www.votecristo.com.br/index1.html mas sugiro mesmo o site internacional http://www.new7wonders.com para conhecermos um pouco mais sobre os monumentos mais votados. É sempre bom fazer uma viagem, nem que seja apenas online. No site, o leitor pode votar em 7 maravilhas, num procedimento simples, basta dar o endereço de e-mail válido e clicar abaixo de cada fotinho. Eu acho me senti um pouco mais importante depois disso.

Nenhum comentário: