terça-feira, 22 de maio de 2007

Delicioso

Tem gente que está sempre se movimentando por esse Brasil ou mundo afora. Jornalistas, executivos, artistas, políticos (argh!), profissionais liberais, enfim, gente que usa computador, muitas vezes por imposição da própria profissão. E quem pode dispensar o computador hoje em dia? Mesmo nas férias, dá aquela comichão para checar e-mails, dar uma zapeada nos blogs dos amigos, nas notícias dos jornais preferidos, nas nossas páginas favoritas que guardamos com tanto carinho no nosso PC ou Mac, não é mesmo?
Mas e quando a gente está sem o nosso computador pessoal? Sim, porque nem sempre dá para levar aquele peso para lá e para cá (eu, então, que sou magrinha, peno para carregar aqueles quase 3 kg nas minhas viagens porque não jeito, mas adoraria me livrar disso...) . Bom, para quem não carrega a máquina, ou nem tem um notebook , sabe que pode acessar seus e-mails dos webmails existentes por aí,nos cybers, aeroportos, cafés, hotéis. Mas e aquela lista de páginas que a gente guarda em casa, que acessamos diariamente e que está organizadinha no nosso PC? Uma lista de endereços na barra de ferramentas que quase anda sozinha...
Gente, tem solução para isso. Existem vários serviços úteis na Web para guardar os favoritos em uma página pessoal e que podem ser acessados de qualquer lugar, inclusive tageados (argh!), ou seja etiquetados por assunto, colocados ali por nós mesmos, e num ranking de importância dado em algum momento da vida em que aquilo era importante....
Um dos mais legais e que eu uso é o Delicious. http://del.icio.us


O nome é uma gracinha e o serviço excelente. Com ele dá para salvar toda a nossa vida em URLs (páginas, e com um simples clique em cima de uma etiqueta que se aloja no navegador (ou Explorer ou Firefox) , visível depois de instalarmos o programa na máquina. Basta criar uma senha no My Delicious e, a partir daí, a cada viagem que fizermos poderemos acessar nossos favoritos. O bom é que tudo pode ser editado, salvo, excluído, compartilhado com os outros ou de acesso exclusivo nosso. Essas funções ficam disponíveis para o usuário.
O serviço é legal e segue a tendência da chamada Web 2.0 , em que quase tudo pode ser acessado remotamente, compartilhado e devidamente etiquetado por assunto (para a busca ficar mais fácil). Divirtam-se!

Nenhum comentário: